15 de nov. de 2013

1

Livro em Destaque: Melancolia - Crônicas entre o Bem e o Mal

Um livro maravilho da minha talentosa amiga Agalha de Assis!
Este é seu primeiro Livro publicado mas já é garantia de sucesso!!!




Usando as palavras do meu amigo escritor Chris Robers:

Hipócrates, o pai da medicina caracteriza a melancolia como alguém sobre a influência de Saturno, o Cronos grego, senhor do tempo.

Freud vai além, para quem a melancolia é como o luto, mas sem perda que a caracteriza, ampliando seu vazio.

No Romantismo, a melancolia era um estado emocional apreciado, pois representava uma experiência que enriquecia a alma.

Melancolia de modo geral define um estado emocional caracterizado pela sensação de impotência, inutilidade, pensamentos negativos e as até mesmo ideias constantes de morte.

A celeridade do tempo, luto e morte, luta, vazio, perda, impotência, negativismo. Se este é um pouco do escopo de temas sobre os quais Agatha de Assis se debruça em seu livro, muito diferente é a atitude que o eu lírico adota diante deles.

Crônicas aparentemente fragmentadas, vão ganhando corpo na medida em que avançamos por suas páginas, e assumindo dimensão de uma grande investida sobre o que propõem.

É difícil não pensar que de algum modo estas crônicas-cartas não se tratem do processo de aprendizado e amadurecimento da própria autora, posto que em cada uma de suas linhas o verbo está em carne nua, empunha sua emoção como lança e uma fé no melhor como verdadeiro escudo.

A voz que encontramos em Melancolia é bem a garota da bela capa de seu livro, e vejo-a atravessando a densa floresta negra "que se insinua no canto inferior direito" com determinação, tendo seus olhos presos na coruja (a própria sabedoria personificada) lá no fim da trilha, onde a floresta (melancolia) é superada.



O Chris disse tudo pois a Agalha de uma forma simples consegue tocar nossos corações com suas "Crônicas-cartas" como ela costuma dizer. E tudo acontece tão naturalmente que quando percebemos já estamos envoltos por aquela sensação. Ela conseguiu encontrar beleza na melancolia e acho que todos devem concordar que esse é o tempero da alma de um poeta e porque não dizer dos bons escritores também...








E todos devem concordar que além
 de talentosa ela é linda!!



Eu já li e recomendo!!!

1 comentários: